Como fazer uma boa comunicação visual?

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A comunicação visual é um recurso poderoso que pode ser usado para estimular ações e prender a atenção dos consumidores de maneira mais fácil.

Sendo assim, para te ajudar a trabalhar com essa ferramenta na sua empresa, confira algumas dicas abaixo de como fazer uma boa comunicação visual:

1. Selecione as imagens de acordo com a sua intenção da campanha

Ao trabalhar a comunicação visual em alguma campanha, você precisa se certificar de responder algumas perguntas, como, por exemplo: você quer que as pessoas tomem alguma atitude em relação à imagem? Ou quer provocar alguma emoção nos consumidores?

Quando você tiver as respostas para essas perguntas, criar uma campanha de sucesso será mais fácil, afinal, você saberá quais são as imagens certas para utilizar.

2. Escolha bem as cores e fontes

No neuromarketing, entende-se que a paleta de cores certa evoca gatilhos mentais nas pessoas. Por isso, na hora de criar a comunicação visual da sua empresa ou de um projeto, certifique-se de escolher os tons certos com base em pesquisas de psicologia das cores.

Da mesma forma, analise bem as fontes que serão utilizadas nessa campanha para transmitirem corretamente a mensagem que você quer passar.

3. Procure utilizar recursos que causem familiaridade

A linguagem familiar nunca tem erro. Isso porque as pessoas gostam de campanhas que evocam o sentimento de nostalgia. Essa é a razão pela qual tendências dos anos 90 e início dos anos 2000 têm voltado com tudo nos últimos anos.

Sendo assim, busque utilizar recursos nostálgicos e que causem familiaridade nas pessoas. Como resultado, isso pode fazer com que elas se conectem mais facilmente com a campanha que você está veiculando.

4. Valorize a hierarquia visual

Para que você tenha o efeito esperado com o conteúdo, é importante colocar o recurso principal no meio da tela.

Da mesma forma, adicione objetos e efeitos que organizem a imagem de forma a tornar a compreensão mais fácil para o telespectador.

Mas lembre-se sempre de colocar o item mais importante no meio. Assim, fica mais fácil do consumidor entender logo de cara a intenção da campanha. Por exemplo, na imagem abaixo, observa-se um recurso de comunicação visual por meio da construção de mensagens de texto no campo de visão certo dos consumidores:

5. Se possível, utilize imagens sensoriais

Imagens sensoriais são aquelas que têm relação com os nossos sentidos. Sendo assim, elas provocam reações como fome, cheiro, tato, entre outras coisas.

Quando você utiliza essas imagens, você promove a imaginação dos consumidores e torna a experiência da comunicação visual mais divertida e atrativa.

6. Use metáforas visuais para fazer o público pensar

As metáforas visuais são uma boa maneira de fazer com que ideias sejam mais facilmente entendidas e causem um impacto profundo na percepção dos consumidores. De modo geral, trata-se de um recurso que utiliza uma mensagem, imagem ou pessoa para associar uma ideia.

Então, quando fizer sentido, uma boa alternativa pode ser testar esse recurso para prender a atenção do cliente.

Fonte: PAIVA, Marcos. Nuvemshop, 2022. Disponível em <https://www.nuvemshop.com.br/blog/comunicacao-visual/> Acesso em 29 de novembro de 2022.

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